Cinema

Magnólia

Magnólia
Título original: Magnolia
Ano: 1999
País: Estados Unidos
Duração: 188 min.
Gênero: Drama
Diretor: Paul Thomas Anderson (Embriagado de Amor, Sangue Negro, O Mestre [2012])
Trilha Sonora: Jon Brion (Huckabees - A Vida é uma Comédia), Aimee Mann
Elenco: Julianne Moore, Melora Walters, William H. Macy, John C. Reilly, Tom Cruise, Philip Baker Hall, Philip Seymour Hoffman, Jason Robards, Alfred Molina, Jeremy Blackman, Michael Bowen, Ricky Jay, Melinda Dillon, April Grace, Cleo King, Luis Guzmán, Felicity Huffman
Distribuidora do DVD: Playarte
Avaliação: 9/10

Revisto em DVD em 11-DEZ-2014, Quinta-feira

Magnólia foi uma das grandes sensações de Hollywood no final da década de 90, mas eu passei muito tempo sem entender o porquê do alvoroço de crítica e público em torno de um drama de três horas de duração. Mas justiça seja feita, após uma revisão consegui finalmente captar um pouco da mensagem engendrada por Paul Thomas Anderson. Magnólia é um longa multifacetado, daqueles com inúmeras narrativas paralelas acompanhando vários personagens. Ao contrário do que se pode pensar, são núcleos contidos onde há pouco ou nenhum cruzamento entre eles, ficando o ponto de união reservado para um evento metafórico que acontece no desfecho do filme. As história principais dizem respeito a um senhor à beira da morte (Jason Robards) cuja esposa (Julianne Moore) se dá conta de uma grande verdade acerca de seu relacionamento; um apresentador de TV (Philip Baker Hall) com câncer que tenta se reaproximar da filha viciada (Melora Walters), que por sua vez acaba caindo nas graças de um policial correto e inocente (John C. Reilly); um garoto-prodígio e astro mirim (Jeremy Blackman) explorado pelo pai insensível (Michael Bowen); um ex-garoto-prodígio (William H. Macy) que na vida adulta se tornou um bajulador banana; um guru de auto-ajuda (Tom Cruise) prestes a dar uma entrevista que irá desnorteá-lo. Há ainda um punhado de gente boa em papeis adjacentes, mas em suma o que todos eles acabam por aprender está de certa forma relacionado ao perdão e à ideia de que é preciso aceitar as pessoas como elas são – e que existem coincidências que nem sempre podem ser explicadas de uma forma puramente racional. No final das contas Magnólia se mostra um emaranhado de emoções com elevada carga de suspense, fascinante em sua essência e catártico em seus resultados.

Infelizmente não há nenhum extra no DVD da Playarte.